Notícias

Notícias

Notícias

Cuidados com seu grande companheiro de trabalho, o Cavalo!


Por Equipe H.J. Baker em 18/12/2018

O verão no Brasil tem início no final de dezembro, mas o calor já começa bem antes disso!

Essa é a época para os seres humanos tomarem diversos cuidados, como não pegar muito sol e manter-se hidratado, por exemplo. Mas não são apenas os humanos que precisam adaptar seus hábitos para se manterem saudáveis nesse período! Os cavalos utilizados para a lida nas fazendas de gado ou agricultura também precisam de cuidados específicos no verão, assim como os cavalos atletas. Isso é necessário para manter a saúde e evitar prejuízos com a baixa de rendimento e até o óbito do animal.

É por isso que, neste texto, nós vamos falar um pouco sobre os fatores que você precisa se atentar para tratar dos seus equinos de lida no tempo do calor! Leia com atenção e cuide bem dos seus companheiros!

 

O início do calor é o início de atenção!

 

Você sabia que, segundo o Censo Agropecuário, existem aproximadamente 3,9 milhões de cavalos de lida no Brasil?

E esses animais exigem tantos cuidados quanto os cavalos atletas! Mas afinal, por que é importante mudar alguns hábitos no trato com os equinos durante o calor?

Cuidar do seu animal no verão é mais que uma simples vontade de o manter confortável. Ele precisa disso para que não ocorram problemas sérios de saúde, como doenças de casco, pulmonares, complicações intestinais, quadros severos de desidratação, entre outras. 

Por exemplo, você sabia que os cavalos também podem sofrer com queimaduras de sol? Principalmente os que possuem a pele clara em torno dos lábios, em torno dos olhos e próximo a cauda em torno de vulva e anus. Por isso é sempre bom dar uma atenção especial aos animais com essas características ao sair com eles nos períodos mais quentes do dia.

Essa foi apenas uma das dicas para a estação, seguem mais alguns cuidados especiais com seu animal no verão! 

 

Quais os fatores que mais precisam de atenção?

 

Agora que já comentamos um pouco sobre a importância da atenção dada aos equinos, vamos citar as principais ações que você pode tomar para protegê-los e manter sua saúde em dia.

 

1.    O ambiente ideal

Procure manter seu cavalo em local arejado nos horários de descanso. Quando estiver no campo e não estiver trabalhando, procure uma sombra para deixá-lo repor suas energias. 
Certifique-se de que seu animal tenha sempre acesso a água limpa e fresca para se reidratar. 

2.    Descanso

Assim como qualquer atleta, recomenda-se o revezamento dos animais no verão durante a semana de trabalho para evitar sobrecarga. Caso o animal precise trabalhar diariamente, fique atento a dieta do animal para que ele se mantenha forte durante toda a estação. Lembrando-se sempre que a dieta compreende Ração + Volumoso + Mineral + Água.

3.    Cascos

Fique atento aos cascos de seus animais neste período, pois além do calor intenso, ocorre alta incidência de chuvas e alagamento em algumas regiões do Brasil. Os cascos da maioria dos equinos não são resistentes a muita umidade e tendem a ter problemas com fungos, podendo evoluir para enfermidades graves. Para evitar problemas, garanta que pelo menos o local de descanso de seu companheiro seja limpo e seco. 

4.    Muita água!

Em média, um animal pode beber de 18 a 50 litros de água por dia, variando entre um dia tranquilo de descanso a um dia de trabalho intenso respectivamente. No verão, devido a maior produção de suor, o consumo tende a ser muito maior, por isso, ofereça água a vontade, sempre tendo a certeza que essa água está limpa e fresca. Mantendo essas características como obrigatórias, o tipo de bebedouro adotado poderá ficar a critério do proprietário. 

5.    Alimentação

Com a alta produção de suor, os cavalos tendem a perder, além de água, muitos eletrólitos, que são minerais importantes e que devem ser repostos com a alimentação. Por isso, é muito importante o uso da suplementação mineral continuada nestes animais com o uso de produtos como os suplementos minerais AllEquus Chromium ou o AllEquus Campeão, que repõem esses minerais e mantém o equilíbrio eletrolítico em dia. A suplementação tem uma função importante de repor o sódio que terá ação primordial no estimulo de sede do animal, o obrigando a se manter sempre hidratado. 

Além disso, fique atento à ração, pois muitos criadores acreditam que animais de lida não precisam desse recurso, entretanto, por melhor qualidade que a pastagem tenha, dependendo do período do ano, altura de corte e tipo de capim e principalmente da intensidade de trabalho realizado pelo animal, o capim não irá apresentar uma característica nutricional capaz de suprir os níveis energética exigidos pelo animal. Para se ter uma ideia, em um dia intenso de trabalho o nível de energia que o animal precisa para se manter pode aumentar em até 27% além dos níveis mínimos de manutenção.

Com sua aparência majestosa, os cavalos são animais fortes, mas que precisam de atenção e cuidados. A melhor maneira de você entender como está a saúde do seu animal é através da observação diária. Veja se percebe qualquer mudança no seu comportamento, e caso isso ocorra, procure rapidamente as orientações e suporte técnico! Cuide bem de seu companheiro de trabalho. 

 

A H.J.Baker pode te ajudar nisso. Confira os nossos produtos para equinos e tenha a certeza de que nada falta para manter seu companheiro de trabalho saudável e com desempenho de um campeão.  Conheça nossa linha de produtos para equinos aqui em nosso site. 

Relacionadas

O impacto da Greve dos Caminhoneiros sobre a economia

Biotina: Como esta vitamina pode ser valiosa para o seu animal?

Allnova busca novos representantes comerciais