Notícias

Notícias

Notícias

Está anotando? Você precisa acompanhar os resultados da sua fazenda!


Por Equipe H.J. Baker em 25/01/2019

Sabemos que gerenciar uma fazenda não é uma tarefa fácil. Envolve uma série de coisas, como, por exemplo, a compra de insumos, pagamento de funcionários, fiscalização da produção, acompanhamento de preços no mercado e cuidado com o bem-estar das plantações ou animais.

Estar atento a cada detalhe que acontece dentro da fazenda é garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento. E hoje, você pode até fazer esse controle na palma da mão, com um celular, o que deixa tudo mais prático e assertivo.

Quer saber os principais motivos para acompanhar e registrar os resultados da sua fazenda, e também conhecer algumas dicas de como fazer isso? Continue a leitura e entenda porque um bom gerenciamento é a chave para o sucesso da sua produção.

Eficiência no gerenciamento: excelência nos resultados!

Em qualquer tipo de produção agropecuária, uma das etapas mais importantes é o gerenciamento. A partir dele, um fazendeiro pode acompanhar tudo o que entra e sai das porteiras e organizar itens como produtividade, gastos, condições de saúde e nutrição do rebanho e das plantas, o momento certo de vender os produtos e do controle de pragas, etc.

São ações que não devem ser ignoradas, já que determinam o bom desempenho do negócio. Com esse acompanhamento, é possível determinar quais são as melhores decisões, no que você deve dar continuidade, o que deve encerrar, e o que é vantajoso e lucrativo e o que pode estar dando prejuízos.

Quando você toma esse cuidado, passa a conhecer a fundo sua propriedade e a buscar as soluções adequadas para os problemas que ela pode estar apresentando, ou mesmo entender como melhorar cada vez mais

Em resumo: Gerenciar a sua fazenda é sinônimo de melhorar os níveis de produtividade e lucratividade da propriedade.

Mas você tem que começar agora! Anote as dicas.

Já falamos sobre a importância do gerenciamento da sua fazenda. Agora vamos conversar um pouco sobre como fazer isso. Algumas dicas podem até parecer óbvias, mas é importante relembrar e refletir se está fazendo as coisas da melhor maneira.

Vamos lá?

· Registrar, registrar e registrar mais!

Lembra de tudo que comentamos que é importante registrar para fazer o acompanhamento?

Quantas cabeças de gado você possui? Quando foi a última vacinação? E a última pesagem dos animais? Como foi sua colheita? Consumo de ração e/ou suplementação? Quais são seus gastos mensais com mão de obra? Você TEM que saber o custo da sua produção. Talvez tudo isso seja demais para começar, mas pelo menos a entrada e saída geral do seu caixa tem que ser registrada! E como? Bem, vamos falar mais para frente nesse texto sobre como a tecnologia pode te ajudar, com o uso de aplicativos, por exemplo. Mas a boa e velha planilha no seu computador pode ser o suficiente por agora. Não deixe de fazer isso nem que tenha que começar usando um caderninho de papel!

· Nutrir bons relacionamentos faz a diferença também!

Gerenciar bem sua fazenda vai além de lidar com sua produção. É importante cuidar da sua habilidade interpessoal. Isso quer dizer que você deve se relacionar muito bem com os funcionários da sua fazenda e as pessoas que poderão ser seus parceiros de negócios. Organize as atividades de sua equipe, as horas trabalhadas por ela, e demonstre carinho e parceria para com as pessoas que atuam com você. Saiba o que cada um faz. Mantenha-os motivados! Uma equipe feliz produz mais, sempre, e vai querer crescer com você.

· Invista em você e em seus conhecimentos!

Se ainda não pensou nisso, que tal fazer um curso de administração? Não precisa ser uma graduação completa, mas um curso técnico ou de fim de semana já pode te passar conhecimentos valiosos para administrar e alavancar seu negócio. Leia sempre! Assim como está lendo esse artigo, continue procurando conteúdos na área para se manter sempre atualizado. Converse com pessoas que tem o mesmo negócio que você, ou parecido, e frequente todos os eventos que puder! Eles irão te instruir e te ajudar a conquistar contatos que poderão render em excelentes parcerias.

· Planeje o seu sucesso

Sabe tudo aquilo que você registrou? Volte lá e reveja tudo. Use esse material para planejar suas estratégias e metas futuras. A alimentação usada melhorou o desempenho do seu animal? Se sim, sempre há como melhorar e é importante contar com a H.J.Baker para indicar a melhor solução nutricional alinhada à sua realidade atual. Está chegando a época de seca ou de chuvas? O que você precisa fazer para estar preparado e não ter prejuízos? Antecipe-se e planeje todas as suas ações nos mínimos detalhes. Estabeleça metas possíveis de alcançar a curto, médio e longo prazo. O gerenciamento adequado e as informações coletadas irão auxilia-lo a atingir essas metas.

A Tecnologia é sua amiga!

Hora de falarmos da ajuda que a tecnologia pode te oferecer. Existem vários aplicativos que podem ser instalados no celular que vão deixar todas as informações que você precisa ao seu alcance e com rapidez. São inúmeras opções e vale sua escolha pelo aplicativo que mais se adeque a sua necessidade. Em uma aplicação simples, é possível cadastrar todos os dados referentes ao rebanho, agendas de vacinações e pesagens, e ainda encontrar os melhores pontos de venda. As informações podem ser acessadas pelo celular, tablet ou computador a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso permite que os pecuaristas aposentem ferramentas tradicionais como as cadernetas e economizem tempo no gerenciamento de suas fazendas de forma rápida.

Esperamos que esse texto tenha sido útil! A H.J. Baker quer contribuir para o seu crescimento, e, por isso, produzimos constantemente artigos com diversas temáticas relevantes para você. Dê uma olhada em nosso blog e se mantenha informado! 

Relacionadas

Cuidados com seu grande companheiro de trabalho, o Cavalo!

Pesquisa da USP mostra a influência da castração na qualidade da carne.

Allnova apresenta linha AllEquus durante o 11º Festival Nacional do Cavalo BH