Notícias

Notícias

Notícias

7 coisas que você não sabia sobre cavalos!


Por Equipe H.J. Baker em 14/06/2019

Cavalos são belos animais, robustos e exuberantes: não é à toa que muitos de nós somos apaixonados por eles. Se você também é um dos admiradores dos equinos, mas não é exatamente um especialista, temos certeza de que irá gostar de saber algumas curiosidades sobre eles.

Você sabia que, apesar de ser um animal robusto, o cavalo possui uma saúde sensível? Ou que a sua visão lateral é praticamente inexistente? É, por isso, que ao chegar para agradá-lo, é preciso se posicionar corretamente, para evitar que ele se assuste.

Nesse post vamos sair um pouco da tecnicalidade e entrar em alguns fatores interessantes e curiosos que talvez você não tenha conhecimento sobre esses animais encantadores! Boa leitura!

1. Respiração dos cavalos

As narinas dos cavalos chamam atenção, concorda? São realmente muito importantes para esses animais, que dependem exclusivamente delas para respirar. É isso mesmo! Os cavalos não têm a opção de respirar pela boca, como fazem os humanos!

2. Cavalos não vomitam

Você já viu um cavalo vomitando? Certamente nunca, pois isso não acontece na espécie. Porém, eles regurgitam e podem ter refluxo quando têm algum problema no trato digestório. Nesses casos, o conteúdo estomacal é expelido pelas narinas. Entretanto vale o ditado cavalo que vomita é cavalo morto, pois essa ação é extremamente prejudicial para o cavalo. Por isso é importante cuidar da alimentação do seu campeão! 

3. Cavalo mais velho do mundo

Old Billy é o nome do cavalo que se tem o registro, até agora, pelo menos, de ter vivido por mais tempo. O equino morreu em 27 de novembro de 1822, em Manchester, na Inglaterra, aos 62 anos.

4. Não é sorriso

Sabe quando os cavalos colocam o lábio superior para cima? Muitos acham que eles estão expressando algum sentimento ou até sorrindo, mas não é isso que acontece. Ao fazer esse movimento o animal modifica o formato das narinas e consegue sentir odores que estejam no ar.

A técnica é conhecida como reflexo flehmen e permite que os animais direcionem o cheiro para as glândulas olfatórias, fazendo com que o odor seja identificado. Muito comum em garanhões que estão próximos a éguas no cio.

5. Ferraduras

Popularmente, esse acessório é conhecido por proteger os animais e realmente tem essa função. Ao ser colocada corretamente, a ferradura protege o casco e evita o desgaste, mas não é apenas isso.

As ferraduras também evitam que o cavalo escorregue e melhora a absorção de choque. Elas acabam funcionando como um tênis de corrida para esses animais.

E muitas podem ter função ortopédica e corrigir até mesmo o andamento.

6. Cavalos Árabes

A raça é uma das mais antigas e apareceu pela primeira vez há mais de 4500 anos. Acredita-se que sejam descendentes de beduínos. Podem ser encontrados nas cores Branca, Tordilha, Alazã e Preta. Esses animais possuem entre 1,43 metros e 1,53 metros de altura de cernelha e pesam em torno de 450 Kg.

A cabeça é pequena e estreita, mas as narinas costumam ser maiores do que o observado nas outras raças. As orelhas dos garanhões são menores do que as da égua. O animal é muito inteligente e pode ficar facilmente entediado, por isso, precisa de atividades diárias.

7. Eles preferem ficar em pé

Por serem animais fermentadores, o ceco e colón de equinos são bem desenvolvidos e ocupam um grande espaço na cavidade abdominal dos equinos. Quando os cavalos se deitam, fazem pressão sobre seus órgãos internos, e, por isso, eles ficam mais confortáveis quando estão em pé.

 

Gostou das curiosidades sobre equinos? Você conhece mais alguma? Conte para a gente nos comentários!

 

Fontes:

http://www.porforadaspistas.com.br

https://www.comprerural.com

http://www.hipismoeco.com.br/

https://viciocountry.com.br/

http://www.escoladocavalo.com.br

http://www.abcca.com.br

https://canalrural.uol.com.br/

Relacionadas

Allnova apresenta linha AllEquus durante o 11º Festival Nacional do Cavalo BH

AllNova intensifica lançamentos e apresenta ProteinMax

Conheça a Equoterapia e seus Benefícios!