Notícias

Notícias

Notícias

Como lucrar na pecuária em 5 passos!


Por Equipe H.J. Baker em 23/08/2019

A agronegócio é um dos ramos da economia brasileira que mais cresce, oferecendo uma ótima rentabilidade, desde que, é claro, o produtor saiba gerir o seu negócio adequadamente!

Mas, e então, está enfrentando dificuldades para lucrar nesse setor? Se este for o seu caso, acompanhe a leitura e conheça cinco passos que vão te ajudar a obter sucesso!

1. Observe o seu mercado ou negócio

Um dos pontos em que os produtores podem falhar é quando não observam detalhadamente o seu mercado, ou melhor, o seu negócio.

Ainda que a palavra “gestão de negócio” seja bastante repetida ao longo de qualquer texto, ela é fundamental à medida que garante que o produtor visualize dimensões importantes da área, como: gestão de processos, gestão de recursos, gestão de materiais e gestão financeira.

Mas, no contexto da pecuária, o que seria observar o seu negócio? É simples! Tenha em mãos todos os dados referentes ao seu negócio, como: quantidade de bovinos e quanto cada um vale, tempo em que o animal fica no pasto, custo na fazenda, e, em geral a conjuntura do mercado.

Tendo ciência dessas informações, fica mais fácil tomar uma decisão que objetive tornar a sua produção mais eficiente e produtiva.

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma importante aliada da pecuária. É importante avaliar o custo-benefício das que pensa em adquirir. Como assim? É preciso saber se o preço da tecnologia traz um bom retorno financeiro para o produto, em termos de aumentar a produção e, consequentemente, a venda e a receita.

3. Saiba vender a sua produção

Não basta apenas se voltar para a produção da pecuária. É fundamental também saber vender a produção no mercado, ou seja, possuir poder de convencimento para garantir que a sua mercadoria seja vendida por um preço justo e dentro do valor que se espera — claro, com base nos valores praticados pelo mercado.

Vale a pena se qualificar nesse sentido, procurando cursos e sempre se informando sobre técnicas de venda. É muito importante confiar em uma equipe de vendas, bem como qualificar muito bem a sua equipe.

4. Entenda que fases ruins podem surgir

O ramo da pecuária não está imune da volubilidade do mercado, ou seja, podem surgir fases ruins de, por exemplo, depreciação do valor da produção. Quando estiver diante de uma situação como essa, o mais recomendado é ter paciência, planejar sua estratégia e voltar com tudo para o mercado quando ele estiver apresentando sinais de melhora.

Agir com pressa pode fazer com que se deixe de aproveitar boas ofertas e, claro, pode também causar prejuízos  —  a mercadoria precisa ser vendida por um valor que compense o investimento que teve para produzi-la.

5. Fique de olho nos resultados

A produção do ramo da pecuária também é um negócio, como qualquer empresa, o que significa dizer que é fundamental que o produtor/empreendedor fique de olho nos resultados para que, assim, saiba se o seu negócio está estabilizado ou crescendo. Ficar de olho nos resultados é mensurar o que se conseguiu e o que ainda precisa ser feito para alcançar objetivos mais agressivos.

É possível lucrar muito na pecuária, desde que o produtor fique atento à produção, controlando-a e gerindo-a com uma tecnologia de ponta, boas estratégias e uma equipe qualificada e confiável!

Busque sempre parceiros que deem o suporte necessário para cada passo do seu projeto.  A H.J.Baker tem produtos para nutrição animal que se adequam a sua realidade e irão te auxiliar a atingir o máximo resultado possível para o seu investimento. Caso ainda não seja um parceiro H.J.Baker, consulte nossa equipe comercial pelo 0800 941 1901  .

Continue acompanhando o nosso blog e acesse mais dicas como essas para ter sucesso em seu negócio!

Relacionadas

Cuidados com seu grande companheiro de trabalho, o Cavalo!

Novo site da Allnova traz cotações diárias e atualizadas do boi, bezerro e grãos

Quais as principais características de um ambiente ótimo para bezerros?